SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02A era do "multissinóptico": que (novos) letramentos estão em jogo?"Entre o ser e o querer ser...": jovens soropositivos(as), projetos de vida e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

BISPO, Fábio Santos  y  LIMA, Nádia Laguárdia de. A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.161-180. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar acerca da problemática da violência na escola. Discutem-se, primeiramente, as possíveis definições e caracterizações da violência, tomando-a a partir de diferentes dimensões, tais como a violência subjetiva, a violência simbólica e a violência objetiva, sistêmica ou estrutural. São analisadas as formas simbólicas e sociais da violência institucional que permeia o âmbito escolar, sobretudo a partir de suas relações com a noção foucaultiana de poder disciplinar. Em oposição às crescentes estratégias de controle e segregação articuladas ao biopoder que se fazem presentes no espaço escolar, destacamos a importância de uma educação que valorize a participação ativa dos jovens na construção de saídas para os impasses e conflitos presentes nas relações sociais e pedagógicas, bem como as possíveis contribuições da psicanálise para esse processo.

Palabras clave : Violência; Escola; Poder Disciplinar; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )