SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MEYER, Dagmar  y  FELIX, Jeane. "Entre o ser e o querer ser...": jovens soropositivos(as), projetos de vida e educação. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.181-205. ISSN 0102-4698.

Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, interpretadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, são explorados alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e é desenvolvida uma reflexão sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.

Palabras clave : Juventudes; Projetos de Vida; Jovens Soropositivos(as); Temporalidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )