SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Abordagem intercultural na educação em ciências: Da energia pensada à energia vivida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GODOY, Elenilton Vieira  e  SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.15-41. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem como objetivo discutir significados de cultura e a sua obrigatória presença para se pensarem as questões relacionadas a algumas ideias, tais como, poder, resistência e política, que não nascem nas teorias de currículo, mas que foram por elas apropriadas. Destaca-se a importância da cultura para discutirem-se as questões da contemporaneidade, a partir da premissa de que a cultura é formada por um conjunto de sistemas de significados que dão sentido às ações humanas, sejam elas as nossas ou as demais, possibilitando o entendimento de que qualquer ação social é cultural e que, por isso, as práticas sociais que expressam, comunicam e produzem significados são práticas de significação, discursivas. Para isso, recorre-se às ideias de autores que investigam a temática do currículo para justificar a relevância da cultura nas discussões que tangenciam a educação, a escola, as disciplinas escolares e as relações de poder, resistência e política.

Palavras-chave : Práticas de Significação; Cultura; Currículo; Poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )