SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Um olhar sobre a culturaInterlocuções polissêmicas entre a etnomatemática e os distintos campos de conhecimento etno-x índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CREPALDE, Rodrigo dos Santos  e  AGUIAR JR., Orlando Gomes de. Abordagem intercultural na educação em ciências: Da energia pensada à energia vivida. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.43-61. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem duplo objetivo. A primeira contribuição é de ordem teórica. Partimos de referenciais teóricos que se definem no marco da educação intercultural, para justificarmos a ampliação da abrangência do referencial multi/intercultural para educação em ciências. Para tal, procuramos identificar em alguns autores e estudos no campo da educação em ciências uma proximidade com essa perspectiva. Do ponto de vista empírico, este artigo pretende examinar os sentidos produzidos ao conceito de energia, por estudantes de curso de licenciatura do campo, em narrativas por eles produzidas na atividade de encerramento de uma sequência didática forjada em uma perspectiva de educação intercultural. A produção escrita das narrativas foi marcada pela atitude ativa e responsiva dos estudantes ao demonstrar, especialmente, relações de “entrelaçamentos” entre as palavras alheias (da ciência escolar) e as suas próprias. Concluímos com algumas implicações para a pesquisa e a prática educativa, especialmente para o ensino de ciências.

Palavras-chave : Educação Intercultural; Ensino de Ciências; Conceito de Energia; Cruzamento de Fronteiras; Educação do Campo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )