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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RUSCHEINSKY, Aloísio. Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.99-119. ISSN 0102-4698.

As diferentes linguagens correspondem a circunstâncias históricas datadas e ao mesmo tempo possuem uma autonomia relativa dos respectivos contextos o que redobra de relevância uma abordagem a partir das ciências sociais. O artigo possui como objetivo destacar as linguagens decorrentes do consumo e suas implicações para o campo da educação, na perspectiva de consolidar uma educação ambiental emergente. Partimos do pressuposto teórico de que as diferentes linguagens são economicamente escoradas, socialmente referenciadas, politicamente circunstanciadas, culturalmente legitimadas. A exposição divide-se em quatro partes que destacam temáticas pertinentes à gênese e circunstâncias atuais da gestação de diferentes linguagens de uma cultura do consumo emergente em meio a uma sociedade com desigualdades persistentes e de impertinente degradação socioambiental.

Palavras-chave : Linguagens; Educação; Meio Ambiente; Contradições; Teoria Social.

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