SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educaçãoA criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GIRAO, Fernanda Michelle  e  BRANDAO, Ana Carolina Perrusi. Produção coletiva de textos na educação infantil: o trabalho de mediação docente. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.121-152. ISSN 0102-4698.

Esta pesquisa buscou analisar como professoras da Educação Infantil conduzem o processo de escrita coletiva de textos com seu grupo de crianças. Foi adotada a perspectiva sociointeracionista de Schneuwly (1988), que concebe a produção de textos como uma atividade constituída por dimensões cognitivas e sociais. Participaram da pesquisa duas professoras da Rede Municipal do Recife e seus respectivos grupos de crianças, com idade entre 5 e 6 anos. Três produções coletivas conduzidas por cada professora foram videogravadas e transcritas literalmente. Ao analisar a mediação das professoras, foram identificados 11 tipos de intervenção durante a escrita coletiva dos textos. Tais intervenções variaram em grau de complexidade e se mostraram relacionadas aos gêneros textuais produzidos e à própria situação que gerou a escrita dos textos.

Palavras-chave : Produção Coletiva de Textos; Educação Infantil; Mediação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )