SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Produção coletiva de textos na educação infantil: o trabalho de mediação docenteAdolescentes podem ser alunos ideais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

TOSATTO, Carla  e  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.153-172. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem origem na formação continuada de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil e apresenta a construção das seguintes unidades de significação: a criança como um ser naturalmente bom; a criança como um ser que vive na fantasia; a criança como um ser que brinca; a criança como um ser que aprende; e a criança como um ser que se desenvolve. Foi possível perceber que prevalece entre as professoras uma imagem idealizada, mitificada, naturalizada e homogênea da criança e da infância que tensiona as suas relações com as crianças na sua concretude. A criança como um ser que brinca ainda é vista de forma mais natural do que social, distanciando-se da concepção da criança como produtora de culturas próprias e singulares que precisam ser consideradas, ampliadas e ressignificadas.

Palavras-chave : Educação Infantil; Unidades de Significação; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )