SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue03A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantilEsforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na escola técnica federal de São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SANTOS, Maria de Fátima de Souza; CRUZ, Fátima Maria Leite  and  BELEM, Rosemberg. Adolescentes podem ser alunos ideais?. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.173-193. ISSN 0102-4698.

A pesquisa investigou as representações sociais de adolescentes e de aluno ideal segundo professores de Ensino Médio e relacionou os sentidos à disciplina/indisciplina. Adotou-se a Teoria das Representações Sociais e os sujeitos foram 30 professores e estudantes de quatro escolas de Recife. Como recursos investigativos: Questionário de Associação Livre; Questionário de hierarquização das palavras evocadas; Entrevistas. Na análise, usamos o software Evoc para os questionários e na hierarquização e justificativas das entrevistas, o software Alceste. Encontramos distintas representações de aluno ideal e de adolescente, sem relação entre si, e com sentidos opostos. O compartilhamento de negatividade relaciona o aluno adolescente à indisciplina, representação oposta ao aluno ideal, justificada pela ausência de perspectiva de futuro, perdidos e desrespeitosos. Os alunos adolescentes obedientes consolidam a idealização do aluno ideal: quem planeja seu futuro no presente. Os adolescentes sinônimos de incivilidade inviabilizam projetos de emancipação e cidadania pela educação escolar.

Keywords : Adolescente; Aluno Ideal; Representações Sociais; Disciplina /Indisciplina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )