SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantilEsforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na escola técnica federal de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Maria de Fátima de Souza; CRUZ, Fátima Maria Leite  e  BELEM, Rosemberg. Adolescentes podem ser alunos ideais?. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.173-193. ISSN 0102-4698.

A pesquisa investigou as representações sociais de adolescentes e de aluno ideal segundo professores de Ensino Médio e relacionou os sentidos à disciplina/indisciplina. Adotou-se a Teoria das Representações Sociais e os sujeitos foram 30 professores e estudantes de quatro escolas de Recife. Como recursos investigativos: Questionário de Associação Livre; Questionário de hierarquização das palavras evocadas; Entrevistas. Na análise, usamos o software Evoc para os questionários e na hierarquização e justificativas das entrevistas, o software Alceste. Encontramos distintas representações de aluno ideal e de adolescente, sem relação entre si, e com sentidos opostos. O compartilhamento de negatividade relaciona o aluno adolescente à indisciplina, representação oposta ao aluno ideal, justificada pela ausência de perspectiva de futuro, perdidos e desrespeitosos. Os alunos adolescentes obedientes consolidam a idealização do aluno ideal: quem planeja seu futuro no presente. Os adolescentes sinônimos de incivilidade inviabilizam projetos de emancipação e cidadania pela educação escolar.

Palavras-chave : Adolescente; Aluno Ideal; Representações Sociais; Disciplina /Indisciplina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )