SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Adolescentes podem ser alunos ideais?Reflexões epistemológicas sobre o potencial emancipador da pedagogia da libertação para superar o modelo escolar no quefazer do(a) professor(a). índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BANDERA, Nicolau Dela. Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na escola técnica federal de São Paulo. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.195-218. ISSN 0102-4698.

Este artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. O objetivo específico é investigar como o vestibulinho do colégio produz uma seleção rigorosa a priori de um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição e interpretar como determinadas trajetórias familiares impulsionam os estudantes a constantes superações de si e a um alto investimento nas conquistas escolares. Foram analisadas as motivações e as representações produzidas pelos agentes a respeito do estudo e da própria história familiar, assim como o ethos escolar desses jovens que conforma um estilo de vida e um padrão de masculinidade específico, expresso nas identidades escolares do nerd e do prodígio, no qual o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares. Para a realização desta pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado no terceiro ano do ensino médio (total de 257).

Palavras-chave : Sucesso Escolar; Classes Médias; Famílias; Identidades Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )