SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na escola técnica federal de São PauloDiálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BARROS, Rosanna  e  RASTROJO, José Barrientos. Reflexões epistemológicas sobre o potencial emancipador da pedagogia da libertação para superar o modelo escolar no quefazer do(a) professor(a). Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.219-243. ISSN 0102-4698.

Desde a criação, no século XIX, dos sistemas nacionais de educação que se foi consolidando um determinado modelo educativo, desenvolvido no contexto institucional e organizacional da escola, e por isso designado genericamente de modelo escolar de educação. As características hegemónicas deste modelo naturalizaram de tal forma os seus pressupostos educativos, que o que passa a ser legitimado como educação corresponde, em larga medida, ao seu modelo clássico de integração normativa, baseado numa concepção da prática educativa de caráter totalitário e impositivo. É pois, no âmbito da crítica à forma escolar elaborada no contexto das perspectivas críticas em educação, de que emana a pedagogia da libertação, que a problemática-chave deste texto está situada, instigando reflexões que se alongam para os campos da Filosofia, da Política e da Antropologia, e oferecendo subsídios para a pesquisa e para a prática de formação de educadores.

Palavras-chave : Pedagogia da Libertação; Pensamento Crítico; Emancipação Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )