SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Diálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação a distânciaMudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PIMENTA, Alexandre Marinho  e  LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.267-289. ISSN 0102-4698.

Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional.

Palavras-chave : Habitus Professoral; Educação a Distância; Diferenças; Virtual; Universidade Aberta do Brasil (UAB).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )