SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Habitus professoral na sala de aula virtualAnálise da produção científica sobre doenças sexualmente transmissíveis e sua relação com a saúde escolar no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SOUZA, Katia Reis de. Mudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.291-313. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, analisa-se o ponto de vista dos trabalhadores de escolas públicas, no Rio de Janeiro, a respeito das mudanças necessárias no trabalho em escolas, sob a perspectiva do campo da saúde do trabalhador. Parte-se do pressuposto de que a precarização do trabalho em escolas vem produzindo efeitos sobre a saúde dos profissionais da educação. Adotou- se, como perspectiva metodológica, a pesquisa qualitativa. Participaram da pesquisa doze trabalhadores da rede pública de educação, com funções diversas em doze escolas diferentes. Realizamos entrevistas individuais, seguindo um roteiro semiestruturado com perguntas abertas. Quanto à técnica de análise das falas, adotamos a “análise do discurso”, chegando a quatro categorias principais de análise. No ângulo de compreensão dos trabalhadores, constatamos tanto a aspiração à transformação material das condições laborais quanto o sonho de uma mudança no modelo de gestão predominante em escolas para o modo participativo, superando as estruturas verticais e hierarquizadas de organização do trabalho escolar.

Palavras-chave : Trabalho em Escolas; Saúde do Trabalhador; Profissionais da Educação; Condições de Trabalho; Mudanças no Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )