SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue03Análise da produção científica sobre doenças sexualmente transmissíveis e sua relação com a saúde escolar no BrasilUm esboço crítico sobre “parceria” na formação de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; PEREIRA, Juliana Martins  and  NOZAKI, Joice Mayumi. O dilema extensão universitária. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.335-354. ISSN 0102-4698.

Objetivou-se analisar como um grupo de professores universitários conceitua a Extensão Universitária, ou melhor, como avalia tal função no cotidiano das ações docentes. Discutiu-se o material empírico (entrevistas) com base na teoria de Norbert Elias, interpretando-se as forças específicas compulsivas no jogo universitário. Constatou-se que os professores entrevistados se baseiam em grupos de intelectuais que jogam e se perdem entre as funções do ensino, da pesquisa e da extensão, e assim medem as suas forças. Ora buscam na força da pesquisa o reconhecimento acadêmico ou, então, criticam a Extensão sem envolvimento com pesquisa ou, ainda, são favoráveis à Extensão e propõem a modificação do mundo circundante por intermédio da Extensão, defendendo-a por garantir melhor formação profissional. Concluiu-se que a Extensão Universitária é um dilema acadêmico, ou melhor, evidenciam-se tentativas de resoluções, mas ainda nenhuma delas plenamente aceitável pela totalidade da comunidade acadêmica.

Keywords : Universidade; Extensão Universitária; Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )