SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03Análise da produção científica sobre doenças sexualmente transmissíveis e sua relação com a saúde escolar no BrasilUm esboço crítico sobre “parceria” na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; PEREIRA, Juliana Martins  e  NOZAKI, Joice Mayumi. O dilema extensão universitária. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.335-354. ISSN 0102-4698.

Objetivou-se analisar como um grupo de professores universitários conceitua a Extensão Universitária, ou melhor, como avalia tal função no cotidiano das ações docentes. Discutiu-se o material empírico (entrevistas) com base na teoria de Norbert Elias, interpretando-se as forças específicas compulsivas no jogo universitário. Constatou-se que os professores entrevistados se baseiam em grupos de intelectuais que jogam e se perdem entre as funções do ensino, da pesquisa e da extensão, e assim medem as suas forças. Ora buscam na força da pesquisa o reconhecimento acadêmico ou, então, criticam a Extensão sem envolvimento com pesquisa ou, ainda, são favoráveis à Extensão e propõem a modificação do mundo circundante por intermédio da Extensão, defendendo-a por garantir melhor formação profissional. Concluiu-se que a Extensão Universitária é um dilema acadêmico, ou melhor, evidenciam-se tentativas de resoluções, mas ainda nenhuma delas plenamente aceitável pela totalidade da comunidade acadêmica.

Palavras-chave : Universidade; Extensão Universitária; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )