SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número03O dilema extensão universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MATEUS, Elaine Fernandes. Um esboço crítico sobre “parceria” na formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.03, pp.355-384. ISSN 0102-4698.

Este texto investiga um conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores entre 2007-2013. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no qual se realiza o conceito de parceria no cenário educacional como forma de governança sobre práticas de formação de professores. A abordagem crítica de análise de discurso permite argumentar que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores, o referido Programa reformula práticas e posicionamentos sociais, possibilitando, por um lado, a criação de espaço híbrido com potencial transformador e, formulando, por outro, deslocamentos artificiais, não previstos e não objetivados em muitas das instituições de ensino envolvidas e, por essa razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.

Palavras-chave : Análise de Discurso Crítica; Sistema Posição-Prática; Formação de Professores; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )