SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Who still wants to be a teacher? The option for majoring as a professional teacher of history class at UFMG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SILVEIRA, Kelly Ambrosio; ENUMO, Sônia Regina Fiorim; PAULA, Kely Maria Pereira de  and  BATISTA, Elisa Pozzatto. Estresse e enfrentamento em professores: uma análise da literatura. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.15-36. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400002.

Resumo O estresse tem sido associado a problemas de saúde em professores, sendo importante compreender suas estratégias de enfrentamento (coping). Assim, o presente estudo revisou a literatura sobre estresse e coping em professores, com a análise dos principais resultados de pesquisas da área e de suas características metodológicas. Foram analisados artigos publicados entre 2006-2011 em bases internacionais do Portal Periódicos/CAPES, com as palavras-chave: stress, coping e teacher. Os 19 artigos sobre o tema disponíveis integralmente foram analisados. A partir desse material, procedeu-se análise relacionada ao estresse, às estratégias de enfrentamento e às suas implicações para o trabalho docente. É evidenciada a necessidade de práticas avaliativas e interventivas em atenção ao coping e aos sintomas de estresse, de modo a ampliar a compreensão sobre os processos que levem ao bem-estar docente e, consequentemente, à qualidade do ensino ofertado.

Keywords : Estresse; Enfrentamento; Revisão de Literatura; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )