SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Estresse e enfrentamento em professores: uma análise da literaturaProfessional teachers of early education learning and taking part of a class study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

AMORIM, Marina Alves. Quem ainda quer ser professor? A opção pela profissão docente por egressos do curso de história da UFMG. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.37-59. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400003.

Neste artigo são retratadas as trajetórias profissionais de egressos de uma turma do Curso de História da UFMG, a turma que ingressou na universidade no primeiro semestre de 1998, composta por egressos que, em sua maioria, concluíram a graduação no segundo semestre de 2001 e comemoraram dez anos de formados no segundo semestre de 2011. São destacadas as trajetórias profissionais daqueles que, dez anos após a conclusão do Ensino Superior, são professores da educação básica, especialmente as dos que pretendem continuar trabalhando com o ensino de história, tendo o cuidado de demonstrar como as situações profissionais atuais se conformaram ao longo da graduação e da década que sucedeu a licenciatura. Afinal, quem ainda quer ser professor dez anos depois da graduação em História pela UFMG?

Keywords : Curso de História; Licenciatura; UFMG; Egressos; Trajetórias Profissionais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )