SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Estresse e enfrentamento em professores: uma análise da literaturaAprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

AMORIM, Marina Alves. Quem ainda quer ser professor? A opção pela profissão docente por egressos do curso de história da UFMG. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.37-59. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400003.

Neste artigo são retratadas as trajetórias profissionais de egressos de uma turma do Curso de História da UFMG, a turma que ingressou na universidade no primeiro semestre de 1998, composta por egressos que, em sua maioria, concluíram a graduação no segundo semestre de 2001 e comemoraram dez anos de formados no segundo semestre de 2011. São destacadas as trajetórias profissionais daqueles que, dez anos após a conclusão do Ensino Superior, são professores da educação básica, especialmente as dos que pretendem continuar trabalhando com o ensino de história, tendo o cuidado de demonstrar como as situações profissionais atuais se conformaram ao longo da graduação e da década que sucedeu a licenciatura. Afinal, quem ainda quer ser professor dez anos depois da graduação em História pela UFMG?

Palabras clave : Curso de História; Licenciatura; UFMG; Egressos; Trajetórias Profissionais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )