SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Who still wants to be a teacher? The option for majoring as a professional teacher of history class at UFMGThe collectible dimension of teaching as a work: the experience of two school in Belo Horizonte county author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

BAPTISTA, Mónica; PONTE, João Pedro da; VELEZ, Isabel  and  COSTA, Estela. Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.61-79. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400004.

O estudo de aula é um processo formativo que leva os professores a refletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a sua prática profissional. Trata-se de uma experiência que envolve três momentos principais: planejamento, observação da aula, e reflexão pós-aula e seguimento. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de raciocínio dos alunos por parte dos professores e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como à sua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observação participante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamento de Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeiros anos e uma equipe do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia de que os estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atento sobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizar mais os processos de raciocínio dos seus alunos. Além disso, este trabalho evidencia o contributo do estudo de aula para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre professores e para a sua valorização da reflexão.

Keywords : Estudo de Aula; Desenvolvimento Profissional; Tarefas; Colaboração; Reflexão..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )