SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Quem ainda quer ser professor? A opção pela profissão docente por egressos do curso de história da UFMGA dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BAPTISTA, Mónica; PONTE, João Pedro da; VELEZ, Isabel  e  COSTA, Estela. Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.61-79. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400004.

O estudo de aula é um processo formativo que leva os professores a refletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a sua prática profissional. Trata-se de uma experiência que envolve três momentos principais: planejamento, observação da aula, e reflexão pós-aula e seguimento. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de raciocínio dos alunos por parte dos professores e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como à sua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observação participante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamento de Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeiros anos e uma equipe do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia de que os estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atento sobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizar mais os processos de raciocínio dos seus alunos. Além disso, este trabalho evidencia o contributo do estudo de aula para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre professores e para a sua valorização da reflexão.

Palavras-chave : Estudo de Aula; Desenvolvimento Profissional; Tarefas; Colaboração; Reflexão..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )