SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Professional teachers of early education learning and taking part of a class studyThe study of professional expertise in an ethnographic perspective: theoretical-methodological contributions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

BOY, Lídia Campos Gomes  and  DUARTE, Adriana Maria Cancella. A dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.81-104. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400005.

Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes da rede pública municipal de Belo Horizonte. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, de acordo com a percepção dos professores, as práticas coletivas se tornam cada vez mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.

Keywords : Trabalho Docente; Trabalho Coletivo; Trabalho Colaborativo; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )