SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aulaO estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BOY, Lídia Campos Gomes  e  DUARTE, Adriana Maria Cancella. A dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.81-104. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400005.

Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes da rede pública municipal de Belo Horizonte. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, de acordo com a percepção dos professores, as práticas coletivas se tornam cada vez mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Trabalho Coletivo; Trabalho Colaborativo; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )