SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4A dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo HorizontePor uma pedagogia literária do "como se": em torno de uma experiência pedagógica na graduação em letras da UFMG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RAMOS, Marise Nogueira. O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.105-125. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400006.

O artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidades e particularidades dos grupos profissionais e a totalidade social. Para isso, apresenta o conceito de saber profissional, relacionando-o com os conceitos de cultura e experiência, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência, cultura e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe.

Palavras-chave : Saber Profissional; Cultura Profissional; Etnografia Profissional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )