SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4For a literary pedagogy of "as if": around a pedagogical experience in the undergraduate course of letters at UFMGTeaching didactics: a study about conceptions and practices of instructional teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SANTOS, Wagner dos et al. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.153-179. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400008.

A pesquisa objetivou construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utilizou a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico e definiu, como colaboradores, uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória, Espírito Santo. O estudo fundamentou-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005, 2008), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anunciou caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.

Keywords : Avaliação; Intervenção na Educação Básica; Educação Física..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )