SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadoresRecensões sobre educação e democracia ética na obra de Mário Vieira de Mello índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MOTTA, Flávia Naethe. Notas sobre o acolhimento. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.205-228. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400010.

Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e as modalidades do processo de escolarização. A partir da observação da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a sua "adaptação"? As primeiras aulas visam prioritariamente ao bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições? Tomamos como referência o ciclo de políticas educacionais brasileiras, na tentativa de considerar os processos micro e macropolíticos, articulando os contextos que cercam a sua produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.

Palabras clave : Transições; Acolhimento; Políticas Educacionais; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )