SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadoresRecensões sobre educação e democracia ética na obra de Mário Vieira de Mello índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MOTTA, Flávia Naethe. Notas sobre o acolhimento. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.205-228. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400010.

Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e as modalidades do processo de escolarização. A partir da observação da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a sua "adaptação"? As primeiras aulas visam prioritariamente ao bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições? Tomamos como referência o ciclo de políticas educacionais brasileiras, na tentativa de considerar os processos micro e macropolíticos, articulando os contextos que cercam a sua produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.

Palavras-chave : Transições; Acolhimento; Políticas Educacionais; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )