SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Letramento, identidade e cotidiano entre jovens Xakriabá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

AZEVEDO, Alessandro Augusto de. Itinerância severina de jovens e adultos do campo: exclusão do direito à escola em memórias e projetos de futuro. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.277-298. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400013.

A exclusão do direito à escola é analisada a partir de sua presença nas memórias de sujeitos jovens e adultos de um assentamento de reforma agrária localizado no município brasileiro de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de entrevistas, os sujeitos revelaram suas memórias e o campo de representações sociais constituintes da relação que estabelecem com o fenômeno escolar, considerando o não acesso à escola quando viviam (anteriormente à conquista da terra) de forma itinerante e o contexto da nova realidade ainda precária de assentado. No âmbito das memórias, se encontram narrativas que explicam a trajetória de desencontro entre os sujeitos e os processos escolares, que redundam em suas respectivas autocategorizações como "rudes". No contexto das suas representações sociais, categorizamos duas dimensões que se relacionam aos seus respectivos projetos de futuro e que denominamos de expectativas de futuro territorial e expectativas de futuro geracional.

Palavras-chave : Jovens e Adultos do Campo; Memórias; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )