SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVíNCIA DO PARANÁ NO SÉCULO XIX: UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DO TESTEMUNHO DE TRêS ALUNOSPRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SAÚDE NO TRABALHO DOCENTE: O GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. QUAL O LUGAR DOS MATERIAIS VISUAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.69-92. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698125502.

Convivemos com os mais diversos materiais compostos por imagens e textos, no entanto, apesar do convívio secular com os materiais visuais e da participação deles em nossas vidas, nosso olhar, na maioria das vezes, não percebe as diferentes funções e combinações que as imagens assumem nesses materiais. Mesmo não sendo um recurso usual no campo da pesquisa educacional mesclar narrativas verbais e visuais, nota-se uma disposição em utilizar materiais visuais nas investigações como possibilidade metodológica e nos modos de narrar e apresentar os artefatos acadêmicos. Este artigo tem a intenção de realizar um levantamento analítico sobre materiais visuais utilizados em estudos com crianças produzidos por uma linha de pesquisa investigou infâncias, educação infantil e crianças no período de 2008 a 2012. Ancorada em que autores que discutem a visualidade na contemporaneidade, a autora examina os materiais visuais que compõem os artefatos acadêmicos e as funções que eles desempenham.

Palavras-chave : Materiais visuais; Pesquisa educacional; Artefato acadêmico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )