SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1QUAL O LUGAR DOS MATERIAIS VISUAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO?CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O SEU TRABALHO: IDENTIDADE PROFISSIONAL E CLIMA DE ESCOLA EM ANÁLISE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

JOTZ, Claudia Beatriz; SEMINOTTI, Nedio Antonio  e  FRITSCH, Rosangela. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SAÚDE NO TRABALHO DOCENTE: O GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.93-114. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698126527.

O objetivo geral deste estudo foi compreender, sob a ótica sistêmica complexa de Edgar Morin, como a reflexão em grupo sobre a prática docente pode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e de saúde. Realizou-se estudo de caso de um grupo operativo em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tendo como referencial teórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo. Como resultados, percebemos que a reflexão propiciou uma autoeco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suas produções de subjetividade, indicando ser essa uma estratégia que produz saúde e satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticas diárias.

Palavras-chave : Produção de subjetividade; Complexidade; Prática docente; Grupo sistêmico complexo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )