SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1SUBJECTIVITY AND HEALTH PRODUCTION IN TEACHING WORK: REFLECTING ON GROUP AS A STRATEGY TO THINK OVER TEACHING PRACTICESEARLY CHILDHOOD EDUCATION MANAGEMENT: A LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

PEREIRA, Fátima  and  MOURAZ, Ana. CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O SEU TRABALHO: IDENTIDADE PROFISSIONAL E CLIMA DE ESCOLA EM ANÁLISE. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.115-138. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698129348.

Apresentam-se resultados parciais de um projeto intitulado "Aprendizagens e climas de escola: dispositivos inovadores para o sucesso escolar" que procurou, essencialmente, produzir conhecimento em dois domínios nucleares das formas de vida produzidas na escola, as aprendizagens e os climas, e conhecer a especificidade dos processos educativos e relacionais, relativos aos dois focos citados, experienciados em diferentes escolas que pertencem ao Observatório da Vida das Escolas do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O artigo foca a dimensão do clima na sua relação com o trabalho docente, apresentando e discutindo os resultados de um questionário sobre a percepção dos professores a propósito das atividades que realizam na escola e o sentido educacional que lhes atribuem, realçando-se, ainda, o questionamento sobre as preocupações profissionais que fundamentam a realização dessas atividades. Discutidos a partir de uma problemática que considera a crise da escola e a identidade dos professores, os resultados permitiram salientar que os professores mantêm como primeira fonte de identidade profissional a relação pedagógica que desenvolvem com os alunos e a ação instrumental da educação escolar.

Keywords : Trabalho docente; Clima de escola; Crise da educação escolar; Identidade profissional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )