Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
FERNANDES, Fabiana Silva e CAMPOS, Maria Malta. GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DE LITERATURA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.139-167. ISSN 0102-4698. https://doi.org/10.1590/0102-4698111747.
O artigo refere-se a uma revisão de bibliografia sobre a gestão da Educação Infantil no Brasil, buscando focalizar essa temática de modo a ressaltar as especificidades dessa etapa da educação, sem deixar de situála no contexto do debate contemporâneo sobre as políticas educacionais. Para a realização do trabalho, fez-se um levantamento de bibliografia mais ampla sobre a gestão educacional e escolar, para, em seguida, abordarse a gestão da Educação Infantil em particular. Verificou-se a existência de diversas abordagens sobre o tema da gestão educacional e escolar no Brasil, ora compreendida como um mecanismo democrático e participativo de intervenção na realidade, ora como uma ferramenta oriunda da administração empresarial. No caso da Educação Infantil, a produção acadêmica sobre a gestão é incipiente e se orienta pelos trabalhos que se debruçaram sobre o Ensino Fundamental.
Palavras-chave : Políticas educacionais; Educação Infantil; Gestão da educação..