SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DE LITERATURAA HISTÓRIA A SER ENSINADA EM SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

AMANCIO-VIEIRA, Saulo Fabiano; BORINELLI, Benilson; DENEGREIROS, Letícia Fernandes  e  DALMAS, José Carlos. A RELAÇÃO ENTRE CUSTO DIRETO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE LONDRINA/PR. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.169-194. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698131778.

O presente estudo analisa fatores relacionados ao desempenho discente nas escolas de Ensino Fundamental de Londrina (Paraná, Brasil), destacadamente o custo direto da educação. Como referencial teórico, adotaram-se os temas de avaliação de políticas públicas, bem como a relação entre custos e desempenho educacional no Brasil. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, realizada por meio do censo das 67 escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município. Para análise dos dados, procedeu-se a: estatística exploratória, identificação de valores discrepantes, análise de componentes principais e análise de regressão linear múltipla. Como resultado, obteve-se modelo com coeficiente de explicação de 50,8%, tendo como variável dependente a média do desempenho dos alunos na Prova Brasil/Saeb de português e matemática. Nota-se que a experiência do docente, o custo social e o custo administrativo são as variáveis que explicam em maior grau o desempenho escolar dos discentes.

Palavras-chave : Custos; Ensino Fundamental; Escolas municipais; Gestão pública..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )