SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1A RELAÇÃO ENTRE CUSTO DIRETO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE LONDRINA/PRAMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DA PROPOSTA CURRICULAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de  e  CIAMPI, Helenice. A HISTÓRIA A SER ENSINADA EM SÃO PAULO. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.195-222. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698131383.

Este artigo discute a proposta curricular São Paulo Faz Escola, implantada nas escolas públicas do Estado de São Paulo em 2008 e em vigor até o momento. Tal proposta unifica e prescreve conteúdos e procedimentos das diferentes disciplinas escolares por meio de materiais didáticos para professores, gestores e alunos, além de vídeos de formação continuada. São analisados os conteúdos da proposta curricular e a materialidade dos impressos didáticos destinados a professores e alunos, observando seus objetivos explícitos e implícitos, as concepções subjacentes de educação e de história, os conceitos mobilizados, suas contradições e as representações referentes aos diferentes sujeitos envolvidos. Destacamos, particularmente, a disciplina escolar história, que é abordada de forma linear, evolutiva e eurocêntrica - bem como os chamados grandes personagens e acontecimentos -, desconsiderando os debates e as iniciativas que vêm ocorrendo nesse campo curricular e historiográfico desde, pelo menos, os anos de 1980.

Palavras-chave : Currículo; Ensino de história; Disciplina escolar; Cultura escolar; Forma escolar..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )