SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1VAGABONDING AS A PEDAGOGICAL STRATEGY FOR "PHENOMENOLOGICAL DECONSTRUCTION" IN EXPERIENTIAL PROGRAMS OF ENVIRONMENTAL EDUCATIONWORK CHARACTERISTICS ASSOCIATED WITH COLLEGE STUDENTS' ACADEMIC PERFORMANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei Freitas  and  EL-HANI, Charbel N.. ARGUMENTAÇÃO SOBRE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.329-357. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698125896.

O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e, ainda, melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSCs) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que as QSCs utilizadas favoreceram a aprendizagem e a prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação, ética e política no currículo de Biologia.

Keywords : Questões sociocientíficas; Argumentação; Modelo de Argumento de Toulmin; Agropecuária..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )