SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1O VAGABONDING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A "DESCONSTRUÇÃO FENOMENOLÓGICA" EM PROGRAMAS EXPERIENCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL1CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ASSOCIADAS AO SEU DESEMPENHO ACADÊMIC0 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei Freitas  y  EL-HANI, Charbel N.. ARGUMENTAÇÃO SOBRE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.329-357. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698125896.

O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e, ainda, melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSCs) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que as QSCs utilizadas favoreceram a aprendizagem e a prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação, ética e política no currículo de Biologia.

Palabras clave : Questões sociocientíficas; Argumentação; Modelo de Argumento de Toulmin; Agropecuária..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )