SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1ARGUMENTAÇÃO SOBRE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIATRAÇOS E CONFIGURAÇÕES DO DISCURSO DA VULNERABILIDADE SOCIAL NO BRASIL - MODOS DE SER E GERENCIAR UMA PARCELA DA POPULAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

NIQUINI, Roberta Pereira et al. CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ASSOCIADAS AO SEU DESEMPENHO ACADÊMIC0. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.359-382. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698122477.

Embora se saiba da elevada prevalência de estudantes universitários trabalhadores, tem-se ainda evidências limitadas sobre as características do trabalho que influenciam o seu desempenho acadêmico. Assim, este estudo objetiva identificar as características do trabalho associadas ao desempenho acadêmico de universitários trabalhadores. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2007/2008 com uma amostra de alunos de graduação de uma universidade pública (n=211). Para estimar a associação entre as variáveis explicativas e o desempenho acadêmico, utilizou-se um modelo de regressão logística múltiplo. Apresentaram associação positiva com o baixo desempenho acadêmico: o sexo masculino; maiores jornada de trabalho e demanda; e baixos controle e apoio social no trabalho. Destacou-se a necessidade de atenção dos alunos e dos docentes na seleção de ambientes de trabalho/estágio potencialmente favoráveis ao melhor desempenho acadêmico.

Palavras-chave : Trabalhadores; Trabalho e estudo; Educação superior; Desempenho acadêmico; Autoavaliação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )