SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2TESTE DE CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DO NÚMERO EM FUTURAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTILGRITOS SEM PALAVRAS: RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS NEGRAS FRENTE AO RACISMO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANT'ANA, Ruth Bernardes de. CULTURA DOS ALUNOS NA PRÉ-ESCOLA E NA "ESCOLA PRIMÁRIA". Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.2, pp.101-127. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698134606.

O objetivo deste artigo é discutir a cultura dos alunos, com ênfase na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental ("escola primária"). As escassas teorizações sobre o assunto mostram limitações, na medida em que recaem sobre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental ou sobre o Ensino Médio, ou seja, sobre os adolescentes como grupo etário. A partir de dados de pesquisa de campo e de estudos teóricos, identificamos que a cultura dos alunos é uma cultura intraescolar, que se concretiza na intersecção entre a cultura infantil e a cultura escolar, com diferentes níveis de proximidade e distanciamento entre elas. Ela envolve comportamentos estratégicos infantis de oposição e de resistência às tarefas e ao poder docente. Quando a escola recusa o acolhimento da cultura infantil, esta se produz nos interstícios das atividades escolares, por vezes de maneira conflituosa.

Palavras-chave : Criança; Pré-Escola; Ensino Fundamental; Cultura; Alunos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )