SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2TEACHER TRAINING AND YOUTH AND ADULT EDUCATION: THE FORMALITY AND THE REALITY IN LICENTIATE DEGREE COURSESTHE TEACHING PLAN IN A TEACHER EDUCATION PROGRAM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

GARIGLIO, José Ângelo. A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.2, pp.229-251. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698134352.

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter biográfico com dois professores de Educação Física. O estudo teve como objetivo central analisar as repercussões de experiências pré-profissionais vividas como estudantes da educação básica desses professores no desenvolvimento de modelos de ação profissional como professores de Educação Física no interior da escola. Buscamos identificar em que medida esse tempo e ambiente de socialização primária (família, ambiente da vida, educação no sentido lato) participaram ou participam do processo de constituição de crenças e certezas sobre o ensino e a docência em Educação Física na escola. O estudo aponta que essa experiência de pré-profissional tem impactos nas percepções que os professores têm acerca do papel da Educação Física no currículo escolar e de um estilo de ensino que seria próprio do professor de Educação Física.

Keywords : Educação Física; Formação de professores; Socialização profissional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )