SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICAARTICULANDO OS NÍVEIS MICRO E MACRO NA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA: A INTERAÇÃO FACE A FACE E SUA ESTRUTURAÇÃO SOCIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SCARINCI, Anne L.  e  PACCA, Jesuína L. A.. O PLANEJAMENTO DO ENSINO EM UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.2, pp.253-279. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698120707.

Um grande problema a ser enfrentado é como concretizar ações de formação docente que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que o tema surgiu de uma necessidade expressa pelos participantes, em relato sobre sua prática, e que a condução da discussão pelo formador pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada. Em síntese, a pesquisa permitiu evidenciar traços significativos do desenvolvimento profissional, observáveis em atuações específicas, pertinentes e apropriadas do professor frente a situações da sala de aula.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional docente; Formação continuada; Construtivismo; Reflexão sobre a prática..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )