SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2O PLANEJAMENTO DO ENSINO EM UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTECONCURSO PÚBLICO PARA DIRETOR NA ESCOLA ESTADUAL PAULISTA: EXPECTATIVAS DOS ORGÃOS CENTRAIS DO ENSINO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BONALDI, Eduardo Vilar. ARTICULANDO OS NÍVEIS MICRO E MACRO NA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA: A INTERAÇÃO FACE A FACE E SUA ESTRUTURAÇÃO SOCIAL. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.2, pp.281-307. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698132021.

Este artigo busca argumentar que toda relação de "comunicação pedagógica" revela-se sob a forma de uma interação face a face. Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a potencial eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas ao contexto interativo em que esta relação se desdobra, uma vez que ela depende decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação. Sendo assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica cujos agentes em interação têm suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa original para possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior de instituições de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise.

Palavras-chave : Sociologia da educação; Interação face a face; Habitus; Comunicação pedagógica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )