SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3THE RIGHT TO EDUCATION AND THE NEW SOCIAL AND RACIAL SEGREGATION - UNSATISFACTORY TIMES?CONSIDERATIONS ON THE ROLE OF CULTURAL CAPITAL AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION: NA INVESTIGATION USING DATA FROM THE STATE OF MINAS GERAIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

VENDRAMINI, Célia Regina. QUAL O FUTURO DAS ESCOLAS NO CAMPO?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.49-70. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698126111.

Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas, bem como uma análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais sobre o fechamento, a redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, as condições de funcionamento, a distância percorrida pelos alunos, além das implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo.

Keywords : Escola do campo; Escola rural; Brasil; Estados Unidos; Portugal..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )