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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

VENDRAMINI, Célia Regina. QUAL O FUTURO DAS ESCOLAS NO CAMPO?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.49-70. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698126111.

Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas, bem como uma análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais sobre o fechamento, a redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, as condições de funcionamento, a distância percorrida pelos alunos, além das implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo.

Palabras clave : Escola do campo; Escola rural; Brasil; Estados Unidos; Portugal..

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