SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3O DIREITO À EDUCAÇÃO E A NOVA SEGREGAÇÃO SOCIAL E RACIAL - TEMPOS INSATISFATÓRIOS?CONSIDERACGES SOBRE O PAPEL DO CAPITAL CULTURAL E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGACÃG COM DADOS DE MINAS GERAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

VENDRAMINI, Célia Regina. QUAL O FUTURO DAS ESCOLAS NO CAMPO?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.49-70. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698126111.

Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas, bem como uma análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais sobre o fechamento, a redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, as condições de funcionamento, a distância percorrida pelos alunos, além das implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo.

Palavras-chave : Escola do campo; Escola rural; Brasil; Estados Unidos; Portugal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )