SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3WHAT IS THE RURAL SCHOOL'S FUTURE?BETWEEN PRESENT'S FRUITION AND INVESTMENTS IN THE FUTURE: STUDENTS' EXTRACURRICULAR PRACTICES IN PRIVATE SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MENDES, Igor A. Assaf  and  COSTA, Bruno Lazzarotti D.. CONSIDERACGES SOBRE O PAPEL DO CAPITAL CULTURAL E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGACÃG COM DADOS DE MINAS GERAIS. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.71-98.  Epub July 01, 2015. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698135457.

O acesso ao Ensino Superior no Brasil tem se ampliado. No entanto, a literatura aponta a persistência de padrões de desigualdade regional e socioeconômica no acesso a esse nível de ensino. O artigo analisa os determinantes do acesso ao Ensino Superior em Minas Gerais, em 2009, a partir de perspectivas teóricas que enfatizam o papel dos Recursos Familiares - sintetizados em termos de capital econômico, cultural e social - neste processo. A abordagem do trabalho concentra-se na influência do Capital Cultural Individual - os hábitos culturais dos indivíduos sobre o ingresso na educação superior. O trabalho utiliza dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) de 2009, pesquisa amostral realizada pela Fundação João Pinheiro para testar a força explicativa das práticas culturais dos jovens sobre o acesso ao Ensino Superior.

Keywords : sociologia; ensino superior; cultura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )