SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3LITERACY TEXTBOOKS AND READER'S EDUCATIONTEACHERS IN TRAINING LEARNING ASSESSMENT: TEACHERS / TRAINERS' DISCOURSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LUNA, Tatiana Simões e  and  MARCUSCHI, Beth. LETRAMENTOS LITERÁRIOS: O QUE SE AVALIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.195-224.  Epub July 01, 2015. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698135569.

Este trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno no fim da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela literatura nessa avaliação, considerando que esta reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCNEM (BRASIL, 2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos.

Keywords : ensino de literatura; ENEM; letramento literário; avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )