SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3LITERARY LITERACIES: WHAT IS EVALUATED IN THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM?A REVIEW OF THE INITIAL TEACHERS'S EDUCATION IN SPAIN: THE MASTERS IN SECONDARY EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares. A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DISCURSOS DE PROFESSORES/FORMADORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.225-250. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698115623.

Na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico, o ensino está centrado na aprendizagem e no trabalho autônomos dos futuros professores, e a avaliação das suas aprendizagens teve que se redirecionar nesse sentido. Assim, realizamos um estudo com docentes desses cursos, por meio de entrevistas nas quais afirmaram procurar avaliar os processos de realização de tarefas de aprendizagem dos futuros professores, na tentativa de diagnosticar atempadamente dificuldades e de os levar a ultrapassá-las. No entanto, consideraram que as práticas de avaliação formativa ainda não são as ideais, devido ao elevado número de alunos que cada docente tem, ao número e à diversidade de unidades curriculares que lecionam e, ainda, à falta de tempo para uma ajustada regulação do processo de ensino e de aprendizagem.

Keywords : Formação de professores; Avaliação das aprendizagens; Discursos sobre as práticas avaliativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )