SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DISCURSOS DE PROFESSORES/FORMADORESCONSIDERAÇÕES SOBRE AFETOS E VIOLÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: CONVERSAÇÕES COM PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PUENTES, Roberto Valdés; BOTIA, Antonio Bolivar  e  VERDEJO, Antonio Moreno. UMA REVISÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA ESPANHA: O MESTRADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.251-278. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698132995.

Este artigo avalia o processo de implantação do Mestrado em Educação Secundária na Espanha (MAES), a partir de um estudo de caso na Universidade de Granada. O texto analisa o contexto geral que marca a criação do título, caracteriza esse processo de criação, organização e estruturação a nível nacional e, especificamente, da Universidade de Granada e faz uma valorização do mesmo a partir do estudo de quatro dimensões fundamentais: estrutura e organização; docência; practicum; e trabalho de conclusão do mestrado. O estudo conclui que o MAPES é a primeira grande experiência espanhola de formação de professorado neste nível com caráter de título oficial regulado. Como aspectos positivos do curso, identificaram-se: sua identidade profissionalizante e projeção nacional; sua estrutura curricular, que prioriza a formação de capacidades psicopedagógicas e didáticas; a valorização da formação prática nos próprios institutos escolares.

Palavras-chave : Mestrado em Educação Secundária; Formação Inicial; Professorado; Universidade de Granada; Espanha..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )