SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3A REVIEW OF THE INITIAL TEACHERS'S EDUCATION IN SPAIN: THE MASTERS IN SECONDARY EDUCATIONEXPERIMENTATION DISPOSITIVE AND HOMO EXPERIMENTALIS SUBJECT'S PRODUCTION IN SCIENCE'S CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ARREGUY, Marília Etienne  and  COUTINHO, Luciana Gageiro. CONSIDERAÇÕES SOBRE AFETOS E VIOLÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: CONVERSAÇÕES COM PROFESSORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.279-298. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698132854.

O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da "pesquisa-intervenção", as autoras ofereceram espaços de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de dez encontros. Procurou-se incentivar a associação coletivizada entre pares, no intuito de criar condições de se falar sobre o mal-estar no cotidiano escolar, trazido por eles para discussão e relacionado, sobretudo, aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Contextualizando as questões políticas que caracterizam as relações de poder dentro da escola, analisam-se algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos relativos à ação e à reflexão dos educadores a respeito da violência "de que" e/ou "a que" são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda a questão do desejo no espaço escolar diante dos imperativos sociais e institucionais, relacionando-os à violência enquanto sintoma social para além dos muros da escola.

Keywords : Psicanálise; Educação; Conversação; Violência; Escolas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )