SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3UNA VALORACIÓN DE LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES EN ESPAÑA: EL MÁSTER EN EDUCACIÓN SECUNDARIADISPOSITIVO DA EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DO SUJEITO HOMO EXPERIMENTALIS EM UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ARREGUY, Marília Etienne  y  COUTINHO, Luciana Gageiro. CONSIDERAÇÕES SOBRE AFETOS E VIOLÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: CONVERSAÇÕES COM PROFESSORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.279-298. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698132854.

O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da "pesquisa-intervenção", as autoras ofereceram espaços de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de dez encontros. Procurou-se incentivar a associação coletivizada entre pares, no intuito de criar condições de se falar sobre o mal-estar no cotidiano escolar, trazido por eles para discussão e relacionado, sobretudo, aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Contextualizando as questões políticas que caracterizam as relações de poder dentro da escola, analisam-se algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos relativos à ação e à reflexão dos educadores a respeito da violência "de que" e/ou "a que" são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda a questão do desejo no espaço escolar diante dos imperativos sociais e institucionais, relacionando-os à violência enquanto sintoma social para além dos muros da escola.

Palabras clave : Psicanálise; Educação; Conversação; Violência; Escolas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )